quarta-feira, 14 de março de 2012

DICAS E VANTAGENS DAS SAPATILHAS !!!


Sapatilhas: conforto e versatilidade!

Que tal dar férias ao salto-alto?
Gostou da idéia né?!
Pois aproveite o momento: as sapatilhas, muito usadas na década de 50, estão de volta aos holofotes da moda.
Mas é preciso estar atenta para as combinações de roupas e tipo de corpo. 


Quais as principais vantagens das sapatilhas?

O conforto e a versatilidade. Para quem trabalha horas em pé, a sapatilha é um recurso para deixar o visual arrumado e um pouco mais sério (caso seja essa a intenção) do que uma rasteirinha deixaria.
Ela é versátil, pois pode ser encontrada com diversos tipos de bico. Os mais redondos são mais românticos, os mais pontudos são os mais indicados pra o trabalho.

















Pode ser usada em qualquer ocasião?

O material do calçado e as cores a deixam mais, ou menos, sérias. O verniz aliado a cores escuras a deixa mais séria e mais adequada a ambientes que tenham esse apelo, enquanto cores claras e/ou vivas em materiais como tecido e couro molinho ou camurça a deixa mais descontraída.
Ela só não é indicada para festas/eventos muito glamourosos, como casamentos à noite ou ambientes de trabalho que exijam salto. Acho que são ideais quando a intenção é passar um toque de receptividade e descontração ao visual escolhido!



















Como fazer as melhores combinações?

Para escolher corretamente a melhor sapatilha para o seu tipo de corpo é preciso prestar atenção principalmente à estrutura das pernas.

1.    Quem tem canela grossa e/ou pernas mais curtas, vai se beneficiar de sapatilhas que tenham o bico alongado, mas não necessariamente muito pontiagudos, feita em materiais mais robustos, para criar equilíbrio com as pernas (não queremos nada muito delicado, que em contraste com as pernas, caso estejam expostas, as fará parecer mais grossas do que são).
2.    Já para quem tem canela fina e/ou perna mais longa, a sapatilha com bico arredondado e estrutura mais delicada, ficam mais harmônicas quando as pernas estão expostas. Quando foram usadas com calça comprida de boca mais larga, as de bico alongado são as que mais alongam as pernas e a silhueta. Para calças de boca estreita ou afunilada como as skinnies e carrots, valem ambos os tipos de bico.






As sapatilhas em tons nude ou claros são as que menos encurtam as pernas quando usadas com saias, vestidos e shorts, pois não causam muito contraste.

Sapatilhas ficam especialmente bem com vestidos, saias e shorts curtos quando se quer evitar um look muito sensual demais e consequentemente vulgar.  

Há uma infinidade de possibilidades para elas, desde que respeitemos nosso tipo de corpo e estilo pessoal!

Opções de combinações:

- com jeans: para deixá-lo mais formal, combine com sapatilhas de bico mais alongado e até em verniz, couro rígido ou cores mais discretas e escuras. Para reforçar sua descontração, escolha bicos mais arredondados (só evite se fora uma calça de boca mais aberta) e cores mais alegres. Os bicos mais arredondados e as cores mais claras são as que deixam o look mais romântico.

- calça social: dê preferência às de bico mais fico e alongado para reforçar o lado profissional desta pela.

- saias e vestidos: as sapatilhas ficam melhores com as saias curtas (bico curto ou alongado, dependendo da perna, como dito anteriormente) ou totalmente longas (bico mais longo, para aparecer sob a saia), pois assim não achatam a silhueta. Para saias na altura dos seus joelhos ou saias midi, melhor evitar se não for uma mulher muito longilínea e/ou não quiser achatar a silhueta.

- para uma festa: escolher modelos mais ‘arrumadinhos’. Metalizadas ou as que têm detalhes em pedraria são ótimas opções. Uma festa black tie ou passeio completo pedem saltos, mas uma mulher de mais idade ou que esteja proibida de usar saltos, podem recorrer a estes exemplos.

As baixinhas também podem usar sapatilhas?

Claro que podem! Mesmo não tendo salto, as de bicos mais alongados e em estrutura mais delicada são as que não achatarão a silhueta.















Quem calça grande pode usar?

Pode sim. Neste caso a dica é escolher os modelos de bicos mais curtos e arredondados, que encurtam os pés.


Nenhum comentário:

Postar um comentário